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O novo negócio entre a Globo e os clubes

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22/10/2010 21h21

O acordo feito com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que acaba com o direito de preferência da Globo nos contratos com o Clube dos 13 para a transmissão do Brasileiro, está longe de mudar o relacionamento estreito entre emissora e dirigentes.

Na última quinta, representantes de alguns clubes da Séria A estiveram na sede da emissora para discutir a negociação de seus canais de informação exclusivos sobre os times com a Globo. Aideia é vender o direito de comercializar esses canais (ou programas), como a TV Galo, do Atlético-MG. A Globo faria a venda no sistema pay-per-view.

Para quem acaba de encarar um proceso sob a acusação de formação de cartel, o mais prudente seria evitar tal discussão na sede da Globo. Mas ninguém teve essa preocupação.

A conversa quase  virou uma uma pré-negociação entre um grupo  fechado com a Globo sobre o próximo contrato do Brasileiro. O blog apurou que Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, pediu para os colegas não entrarem na discussão do contrato por não se tratar de uma reunião formal do Clube dos 13. E por não ser na sede da entidade.

Cuidar desse tema num encontro para poucos na sede da Globo iria justamente contra o objetivo do CADE: um sistema que permita a livre concorrência, com regras claras e a participação de mais emissoras.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.