São Paulo convoca fundador do C13 para brigar pela Taça das Bolinhas
O São Paulo contratou o escritório de Carlos Miguel Aidar, aliado político de Juvenal Juvêncio, para defender o clube na ação em que a Justiça pede que a Taça das Bolinhas seja devolvida à Caixa Econômica Federal. Confira a entrevista com o ex-presidente são-paulino e um dos fundadores do Clube dos 13 em 1987.
Qual será a sua linha de defesa na ação da Taça das Bolinhas?
Preciso estudar. Vou ler tudo, ligar para o Sport e falar com a Caixa Econômica para me situar. Estamos todos no mesmo barco, só a CBF está em outro. Vou acionar nosso pessoal no Rio… O fato de a Taça ser entregue uma vez para o São Paulo é uma vantagem. Ela não foi entregue a ninguém antes.
A decisão do presidente de acionar o senhor sugere que Juvenal Juvêncio passou a dar importância máxima ao caso…
Não é uma questão só da Taça das Bolinhas, é uma questão de poder, de como a CBF manipulou a situação para rachar o Clube dos 13. O mundo do futebol sabe como o Ricardo Teixeira é manipulador.
O que mudou desde a fundação do Clube dos 13?
Nada. Os clubes continuam abaixando as calças para a CBF, uma entidade manipuladora. Não concordávamos com uma série de coisas, que continuam acontecendo. A CBF é um instrumento para realização de benefícios pessoais. Não estou falando de roubo, mas de desejos pessoais. Convida um para viajar com a seleção, leva um amistoso para determinada cidade. Não briga pelos interesses dos clubes. Aí fica uma meia-dúzia lutando contra o dragão, enquanto a maioria dos clubes continua sendo administrada por presidentes submissos. Por isso, deixei a vida administrativa no futebol.
Quais eram os objetivos da criação do Clube dos 13?
Aquela entidade que idealizei em 1987 deveria ser a semente de uma liga independente, que faria o seu campeonato independentemente da CBF. Mas aí a bola começou a rolar, um começou a reclamar que o juiz não deu um pênalti no jogo contra o outro. As brigas começaram, os interesses pessoais falaram mais alto, e nada mudou até hoje. É bom que aconteça esse racha.
Por quais motivos isso é bom?
Porque o Clube dos 13 perdeu a razão de existir. Virou um aglomerado de clubes, nada além disso. Perdeu o seu sentido inicial. E, mais uma vez, Ricardo Teixeira vencerá. Temos que tirar o chapéu para ele, conseguiu o que queria desde que seu candidato perdeu a eleição do C13. Ele é a pessoa mais vingativa do futebol brasileiro.
O que achou da briga por causa do contrato de TV?
A Record parece que estava mais forte. Só que a Globo é parceira da CBF. Tudo que aconteceu mostra que o futebol continua nas mãos de gente oportunista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.