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São Paulo é o grande paulista que menos arrecadou com patrocínio em 2010

Perrone

30/04/2011 12h00

Foi difícil encontrar um patrocinador fixo para a camisa do São Paulo no ano passado. Por isso o clube adotou patrocinadores descartáveis, para um ou alguns jogos. Os balanços publicados pelos clubes agora mostram o tamanho do estrago.

O São Paulo arrecadou com publicidade e patrocínio em 2010 R$ 17.884.000. Pouco mais da metade do obtido em 2009, quando os contratos rendaram R$ 31.344.000.

A receita obtida pelos tricolores foi a menor entre os grandes paulistas. Bom de marketing nos últimos anos, o São Paulo não conseguiu superar o Santos, que colocou as mãos em R$ 18.781.000 graças à publicidade e a patrocínio.

A diferença se transforma em goleada quando os valores registrados pelo São Paulo são comparados aos de seus outros dois grandes rivais estaduais. O Palmeiras arrecadou R$ 43,8 milhões e bate o adversário mesmo se forem descontados os R$ 13 milhões antecipados que pegou no ano passado da Adidas, segundo a atual diretoria. Já o Corinthians, líder desse ranking, faturou R$ 47,3 milhões.

Talvez para compensar o fraco desempenho com patrocínios, o balanço do São Paulo festeja os resultados obtidos por seu departamento de marketing com o licenciamento de produtos. Um chamativo quadro mostra a evolução de receitas do clube nessa fatia do mercado. A arrecadação pulou de R$ 1.463.000 em 2002 para R$ 8.640.00 em 2010. Em 2009, os licenciamentos renderam R$ 6,9 milhões.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.