Topo

Perrone

São Paulo rasga outra página do manual de bom planejamento

Perrone

07/07/2011 16h28

Outrora festejado como o clube mais organizado do país, o São Paulo rasga outra página do manual do bom planejamento ao demitir Paulo César Carpegiani. Poderia ter feito isso antes de o Nacional começar. Teve a chance, agora terá que começar do zero durante a competição.

Os cartolas tricolores já tinham começado a picotar uma nova página do roteiro de time organizado ao forçar a convivência de Carpegiani com Rivaldo. O técnico deixara claro que não queria mais o jogador no time, após considerar ser desrespeitado por ele. A presença do veterano no banco se transformou numa bomba-relógio no colo do técnico.

A falta de robustez do elenco no Brasileirão escancara outra falha de planejamento. A diretoria fez o certo ao insistir com os jovens moldados em Cotia. Porém, parece ter se esquecido de que conquistou seus recentes títulos nacionais por ter elencos mais completos do que seus adversários. Faltam peças para suprir os desfalques. E isso é responsabilidade da diretoria.

Até na maneira como Carpegiani foi demitido, o São Paulo mostrou que não é mais aquele. Juvenal Juvêncio não teve a fidalguia de outras ocasiões e deixou a reunião constrangedora com o técnico para seus diretores, segundo o site oficial do clube.

Difícil separar a situação atual de passos em falso dados anteriormente por Juvenal. Principalmente o bico no estatuto para se reeleger. É como se uma fileira de dominós começasse a desabar, com um caindo sobre o outro. Erros administrativos são contagiosos. Estancar a contaminação é tarefa complicada.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.