Topo

Perrone

Palestra Itália fora

Perrone

02/09/2010 06h00

O Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL) descarta a possibilidade de São Paulo ter dois estádios no próximo mundial. Por isso, as declarações do prefeito paulistano, Gilberto Kassab, e do presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, colocando o novo Palestra Itália à disposição da Fifa, irritaram o COL.

Para o comitê, não faz sentido investir em arenas na mesma cidade. Além disso, o órgão acredita que prefeitura e governo deveriam se concentrar em fazer decolar o projeto do estádio do Corinthians em vez de pensar em dobrar a sua participação.

O comitê acredita que Kassab e o governador Alberto Goldman demonstraram interesse tardio em solucionar o problema da cidade, sem um estádio para a Copa após a exclusão do Morumbi. 

Crise interna

A situação do Palestra Itália, fechado sem que o Palmeiras  tivesse alvará para iniciar as obras, alimentou a oposição palmeirense contra Belluzzo. A principal queixa é de que a diretoria cometeu um erro primário ao deixar de jogar no estádio antes da autorização da prefeitura para a reforma.

 A aproximação de Belluzzo com o são-paulino Juvenal Juvêncio, inimigo da CBF e que também viu seu estádio fora do Mundial, é outro motivo de reclamação.

Por sua vez, a diretoria diz que a oposição atrapalhou as obras na arena depois de um de seus conselheiros, Gilto Avalone, fazer uma representação ao Ministério Público. A denúncia desencadeou uma investigação para saber se há crime ambiental no projeto por causa do corte de algumas árvores.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.