Topo

Perrone

Estatuto corintiano coloca em xeque poder de Andrés para sair do C13

Perrone

24/02/2011 18h15

É questionável a autonomia de Andrés Sanchez para tirar o Corinthians do Clube dos 13 sem consultar um dos órgãos do clube. O estatuto alvinegro diz ser atribuição do Cori (Conselho de Orientação) decidir sobre alterações no vínculo do Corinthians com associações.
 
O artigo que trata do assunto determina que o órgão atue a pedido do presidente. Não fica claro se o dirigente pode tomar a decisão sem consultar o Cori.
 
O estatuto também atribui ao Conselho de Orientação decidir sobre a filiação do clube a entidades. Assim, Andrés precisaria da aprovação do órgão para ingressar numa nova liga.
Conselheiros avaliam que o cartola já feriu o estatuto porque não consultou o Cori antes de anunciar o rompimento. Alguns temem que ele tenha cometido um erro estratégico e deixe o clube isolado, se a nova liga não sair.
 Enquanto isso, o cartola acena com a volta ao C13. Não combnaria com a postura de novo líder do futebol brasileiro adotada por Andrés.

O blog telefonou para o diretor jurídico corintiano, Sérgio Alvarenga, mas ele não atendeu às ligações.  Leia na íntegra a letra P do artigo 102 do estatuto que trata das obrigações do Cori:  

 

"Decidir, por proposta do Presidente da Diretoria, sobre a filiação ou não do

CORINTHIANS às entidades desportivas de hierarquia superior, e alteração substancial

nos vínculos de relações sociais ou desportiva com associações congêneres."

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.