Topo

Perrone

Santos obtém vitória na Justiça em caso Maikon Leite

Perrone

10/06/2011 07h00

O Santos obteve vitória em primeira instância contra a Luppi Participações num antigo caso envolvendo Maikon Leite. A empresa pediu uma indenização de aproximadamente R$ 9,2 milhões, mas perdeu.

A Luppi alegou que o alvinegro emprestou o jogador para o Atlético-PR em 2010 sem consultá-la, ferindo o contrato de parceria entre as partes. Afirmou ainda que o jogador foi para um time de menor expressão, e que por isso ela sofreu danos financeiros, pois o atleta teria se desvalorizado.

A ex-parceira santista pediu que o Peixe pagasse multa de 80% do valor referente a cláusula penal estipulada no contrato de trabalho do jogador, ajustada em R$ 11,5 milhões.

Porém, a juíza substituta da 4ª Vara Cível de Santos, Lívia Maria de Oliveira Costa, entendeu que o Santos não descumpriu o contrato. Isso porque, segundo sua interpretação, o clube só precisaria avisar a Luppi em caso de transferência definitiva do jogador. Mesmo assim, o Santos alegou ter informado a empresa.

Além disso, a juíza entendeu que Maikon Leite se valorizou no Atlético-PR, pois era reserva na Vila Belmiro e ganhou espaço em Curitiba. Assim, ela julgou improcedentes os pedidos da empresa. Cabe recurso.

Os argumentos apresentados pela Luppi na ação ajudam a entender o motivo para o Palmeiras topar ceder  30% dos direitos econômicos de Maikon Leite, gratuitamente, para o Santos, ao assinar um pré-contrato com o atleta. O atacante prometeu por escrito deixar essa fatia com o alvinegro após o fim de seu contrato atual, neste mês.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.