PUBLICIDADE
Topo

Blog do Perrone

Câmara discute uso do lucro da Copa em categorias de base

Perrone

13/07/2011 11h43

Ricardo Teixeira já deixou claro que anda um monte para tudo que não vem da Globo. Mesmo assim, há quem tente deixar o cartola constrangido a ponto de dividir com os clubes eventuais lucros obtidos na Copa de 2014.

Nesta terça, o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) pediu para que a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara vote a criação de um documento para Teixeira assinar sobre o destino do dinheiro que sobrar do Mundial.

A ideia é convencer o dirigente a firmar um acordo se comprometendo a dividir boa parte dos lucros com os clubes, que só poderiam investir o dinheiro nas categorias de base. Segundo o deputado, seria uma forma de garantir aos times um legado concreto por conta da Copa.

Teixeira disse na semana passada aos deputados que o lucro ficará todo com a CBF. A expectativa é a de que sobrem pelo menos R$ 100 milhões. Isso num evento que raspará cofres públicos e usará o gratuito suor de voluntários em grande parte dos serviços.

Depois da recente demonstração de arrogância dada pelo dirigente em entrevista à revista Piauí, fica mais difícil ainda acreditar que ele aceitaria dividir alguma coisa. Existem maneiras melhores de o dinheiro ser aproveitado do que deixar Teixeira decidir tudo sozinho. Mas a ideia de rachar a grana com os clubes é complexa. Como seria definida a fatia de cada um? E mais do que isso, depois do fracasso da Timemania, os cartolas não fizeram por merecer nova ajuda federal para saírem do buraco.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.

Blog do Perrone