Topo

Perrone

Estádios motivam disputa entre comitê e governo federal

Perrone

30/08/2011 07h00

A tensa relação entre COL (Comitê Organizador Local da Copa) e Governo Federal agora é apimentada pelos estádios do Mundial. Integrantes do órgão comandado por Ricardo Teixeira avaliam que só as construções de arenas estão dentro do prazo estipulado entre as obras da Copa. E reclamam de que a presidência da República quer pegar carona no avanço dos estádios.

O COL, longe das câmeras e microfones, afirma que as obras de mobilidade urbana e infraestrutura, além da aprovação da Lei Geral da Copa, estão preocupantemente atrasadas. São todas regidas por Brasília.

Então, para o comitê, a única chance de Dilma Rousseff aproveitar algo que supostamente estaria dando certo na rota do Mundial é associar a imagem de sua administração às arenas. Entre outras ações de marketing, a equipe presidencial programou a visita de Dilma, acompanhada por Pelé, às obras de estádios que contaram com financiamento do BNDES.

O estafe da presidente argumenta que esses estádios têm as digitais do governo federal, pois a verba reservada para os empréstimos poderia ser destinada a outras áreas. Além disso, o pensamento em Brasília é de que o governo está cumprindo suas obrigações referentes à Copa.

O novo ponto de atrito reforça a insatisfação do COL com o fato de a presidente não ouvir o que o órgão tem para falar. Também é curioso ver que a construção de estádios agora é vista como uma etapa já cumprida, apesar de os problemas aparecerem em cascata.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.