Topo

Perrone

Ex-nadador diz que doação para cunhado de ministro foi por concordar com plataforma

Perrone

24/10/2011 16h28

O ex-nadador Fernando Scherer me enviou, por meio de sua assessoria de imprensa, um e-mail com esclarecimentos sobre a doação que sua empresa fez para a campanha do cunhado do ministro Orlando Silva Júnior.

No domingo, o blog revelou a doação feita pela Fernando Scherer Promoção e Eventos para Gustavo Petta, que não conseguiu se eleger deputado federal pelo PT em 2010.

Leia, abaixo, o esclarecimento feito por Scherer.

"Por ser um ex-atleta e atual comentarista esportivo não vejo problema algum em ser "parceiro" do Ministério do Esporte – como diz o título de seu post – desde que de maneira ética, legal e transparente. No entanto, essa suposta parceria inexiste e há informações na nota que faço questão de esclarecer.

 Em primeiro lugar, a doação de campanha ocorreu na forma de compra de um convite para um jantar promovido pelo então candidato Gustavo Petta, do qual participaram inúmeros atletas, dirigentes esportivos e empresários.

 Como a plataforma do então candidato girava em torno de políticas esportivas eu, como ex-atleta e membro do Atletas pela  Cidadania (www.atletaspelacidadania.com.br), achei interessante estar presente. Assim, paguei o convite (no valor R$ 1.000,00) com meus próprios recursos (de minha empresa) sabendo que o valor pago no convite seria destinado à campanha e  tudo foi declarado, da forma legal, como deve ser.

Quanto à visita do Centro de Alto Rendimento de Campinas, fui convidado na condição de ex-atleta para conhecer o complexo aquático, assim como outros ex-atletas e atletas também foram convidados e visitaram o local. Já estiveram por lá, por exemplo Hortência, Ricardo Mello e Wanderlei Cordeiro.

 Por fim, cabe esclarecer que ministrei palestra no congresso Olimpíada e Cidadania, em Fortaleza, atendendo a convite da Fundação Demócrito Rocha, ao lado do medalhista olímpico Nalbert Tavares.

 O Congresso encerrou um projeto de capacitação de profissionais de educação física que também contou com a participação de outros atletas – acredito que pude contribuir para a formação destes profissionais através de minha experiência no esporte.  Vale ressaltar que não possuo nenhum convênio com o Ministério do Esporte, nem projeto junto ao órgão federal.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.