Topo

Perrone

Novo técnico do São Paulo não gosta de TV no refeitório e sinuca na concentração

Perrone

25/10/2011 12h06

Se repetir algumas das medidas adotadas em sua última passagem pelo Santos, Emerson Leão não terá dificuldade para provocar o choque pedido pela diretoria do São Paulo no elenco.

Os jogadores começarão a sentir a diferença nas refeições. No Santos, ele proibiu que a TV próxima da sala de almoço e jantar ficasse ligada. Acredita que prestar atenção nos programas impede os jogadores de conversarem. Isso enfraquece o relacionamento entre eles. "Você conhece algum restaurante bom que tenha televisão?", costuma indagar o treinador a quem questiona sua tese contra televiores no refeitório.

Sinuca na concentração nem pensar. Leão gerou polêmica no Santos ao vetar no hotel do CT o esporte considerado boêmio.

Em alguns momentos da carreira, ele também adotou outro procedimento impopular. Quando alguém chegava atrasado, o treino matinal do dia seguinte era antecipado em 30 minutos. Uma forma de fazer o grupo inteiro pegar no pé dos indisciplinados. Sob seu comando, o Santos chegou a ralar antes das 8h, madrugada para os padrões do futebol.

Colocada na balança só a parte disciplinar, a decisão de trazer Leão foi coerente por parte da diretoria. Os cartolas achavam que Adilson Batista passava a mão na cabeça dos jogadores. Então, nada mais natural do que soltar uma fera no CT.

Se vai dar certo é impossível dizer. A certeza, porém, é que a diretoria deixou o grupo exposto e com fama de indiscplinado pela maneira como conduziu a troca de comando.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.