Topo

Perrone

Saída de Chicão deixa Corinthians unido, fortalece Tite e melhora time pelo alto

Perrone

09/10/2011 23h19

Tite ainda colhe os frutos da decisão de afastar Chicão do time titular do Corinthians. A mudança provocou uma série de reações positivas da equipe, não só tecnicamente.

Sem o ex-capitão, o alvinegro melhorou seu desempenho nas jogadas aéreas na defesa e no ataque, como mostrou contra o Atlético-GO.

Tão significativa quanto a evolução técnica é a mudança da imagem do treinador diante dos jogadores. Havia uma insatisfação no elenco em relação a atletas que mantêm amizade com dirigentes, caso de Chicão. É mais difícil para o treinador cobrá-los quando escorregam.

Tite quebrou essa barreira ao limar Chicão até do banco, depois de sua primeira recusa em ficar na reserva. A amizade com Andrés foi ignorada.

Outro efeito foi a braçadeira de capitão passar para Alessandro. O lateral-direito já era considerado por parte da equipe mais líder do que o beque por ser visto como o jogador que briga pelo grupo.

Com um capitão mais querido e um técnico mais forte, o timeficou mais unido. E, pelo menos aparentemente,  joga com mais vontade do que antes.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.