Topo

Perrone

Convite da CBF para Patrícia Amorim pode evitar dupla Fla-Corinthians junta na oposição

Perrone

11/04/2012 06h00

A estratégia de José Maria Marin para se fortalecer na presidência da CBF é tão eficaz quanto óbvia. Um exemplo dessa combinação é o convite feito para que Patrícia Amorim chefie a delegação da seleção feminina na Olimpíada de Londres.

Se a presidente do Flamengo aceitar a missão, Marin evitará uma das maiores ameaças à sua estabilidade no cargo: a união do rubro-negro com o Corinthians na oposição. Juntos, os dois clubes de maior torcida do país puxam para o seu lado a Globo, formando uma trinca indispensável para a formação de uma Liga ou de outro projeto que vá contra os planos da confederação. Separados, eles não têm a mesma força.

Neste momento, Marin não sabe de que lado o corintiano Andrés Sanchez ficará, se eclodir a guerra da oposição, composta por Rio, Minas, Bahia e Paraná, contra a nova cúpula da CBF. Porém, se mantiver o Fla de seu lado, conseguirá diminuir o poder do Corinthians, caso o clube do diretor de seleções da CBF fique contra a diretoria.

Aliados de Marin comentam que Patrícia já disse que irá aceitar o convite, a menos que a crise na Gávea tome proporções incontroláveis (o que é bem possível). Por outro lado, no Flamengo, a presidente tem sido orientada a recusar o chamado da CBF. Seria ruim politicamente deixar o quartel em chamas para ir a Londres, ainda mais em ano eleitoral.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.