Topo

Perrone

Senado se recusa a receber Valcke no lugar de Blatter

Perrone

03/04/2012 12h58

A Comissão de Educação e Esporte do Senado não aceitou receber Jérôme Valcke como representante da Fifa em audiência pública no próximo dia 11. Em reunião nesta manhã foi cancelado o evento, que será marcado em nova data.

Secretário-geral da Fifa, Valcke já não era aceito como interlocutor da Fifa pelo Governo Federal desde que sugeriu um "pé no traseiro do Brasil" para acelerar as obras da Copa.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, havia dito que não compareceria à audiência por não ter data em sua agenda. Sugeriu o próximo dia 10, e a sugestão foi aceita pelos senadores. Ele será ouvido separadamente.

A comissão irá mandar novo convite para Joseph Blatter, esperando que a entidade entenda que se trata de um chamado intransferível. Convidado da primeira vez, o presidente da federação internacional avisou nesta segunda que enviaria Valcke em seu lugar.

A indicação do francês foi interpretada pelo Governo Federal como um erro estratégico da Fifa, que desgastaria mais a imagem do secretário-geral e acirraria os ânimos.

A recusa do Senado em recebê-lo é um recado para a Fifa de que a comissão está alinhada com o Ministério do Esporte e a presidente Dilma Rousseff em relação a rejeitar a presença de Valcke nas tratativas sobre a Copa de 2014.

 Outra decisão tomada pelos senadores foi incluir na futura audiência as comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.