Topo

Perrone

Em jantar secreto, ex-líder do governo articulou para Valcke receber ministro do Esporte

Perrone

03/05/2012 06h00

O ministério do Esporte faz questão de ressaltar que partiu da Fifa a iniciativa de marcar uma reunião no próximo dia 8 com a presença dos desafetos Aldo Rebelo e Jerôme Valcke.

Porém, o blog apurou que a sugestão do encontro foi feita pelo ex-líder do governo na Câmara Cândido Vaccarezza (PT-SP). Há pouco mais de um mês o deputado federal deu a ideia para Valcke durante um jantar organizado sob sigilo em Zurique.

Joana Havelange, filha de Ricardo Teixeira e integrante do COL, também participou do encontro realizado num restaurante. Vaccarezza havia acabado de deixar a liderança do governo na Câmara e viajou para  a Europa. Após encontrar um amigo com trânsito na Fifa, teve a ideia do jantar.

O deputado, que disparou contra Valcke no episódio do chute no traseiro, faz parte da ala governista com receio de atrasos na organização da Copa de 2014 provocados pelo rompimento com o secretário-geral da federação, liderado por Aldo.

O mesmo grupo entende que Valcke é quem manda em termos de Copa dentro da Fifa, mais do que o presidente da entidade. Por tanto, manter-se afastado do francês seria um erro grave cometido pelo Ministério do Esporte. A atitude teria um efeito congelante nos preparativos para 2014.

Valcke, que já conhecia o deputado, concordou com a ideia de abrir as portas da Fifa para reaproximação do ministro. Em seguida, Joseph Blatter fez o convite formal para Aldo. No próximo dia 8, o brasileiro estará na Fifa.

Interlocutores de Aldo afirmam que ele ainda está arredio em relação a fazer as pazes com Valcke, apesar de ter confirmado presença no evento. Mas na Fifa há quem acredite que o próprio ministro queria a realização do encontro.

O ministro tem sido alertado por governistas de que está arriscado a ser responsabilizado por atrasos devastadores para o Mundial. E que, se isso acontecer, poderá ser acusado de pensar mais em alavancar sua imagem como defensor do país do que no bem da Copa. Pegaria muito mal junto ao eleitorado.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.