Topo

Perrone

Informalmente, Justiça do Trabalho intermedeia tentativa de acordo entre Fla e Ronaldinho

Perrone

05/06/2012 12h02

Deve acontecer no final desta tarde um encontro entre advogados de Ronaldinho Gaúcho e do Flamengo. Será o início de uma tentativa de acordo entre as partes.

A reunião informal está prevista para o Fórum Trabalhista de São Paulo e é uma iniciativa de um grupo de trabalho formado por juízes de vários Estados. Eles estudam as relações trabalhistas na esfera esportiva. Quem comanda o grupo é o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Guilherme Caputo Bastos, o mesmo do caso Oscar.

A conversa de hoje terá a presença do juiz do Trabalho Rui César Publio Borges Correa, que não terá poder de decisão ou julgamento, já que se trata de um encontro informal.

Nas palavras de um dos participantes, ele estará presente como um vizinho que tenta reaproximar moradores que se desentendem, sem nenhum caráter formal, já que o encontro poderia acontecer, por exemplo, num café ou num restaurante.

Porém, há quem encare a inciativa dos magistrados de intermediar a conversa como resultado de um intenso lobby feito pelo Flamengo, que tem vários juristas em seu Conselho Deliberativo. O argumento é o de que não é normal juízes agirem informalmente em disputas trabalhistas. E que a intervenção fora do rito pode soar como uma forma de pressão.

Já os integrantes do grupo de magistrados alegam que não pendem para nenhum dos lados e que estão interessados apenas em aproximar as partes. O objetivo seria evitar um novo caso Oscar, com idas e vindas que prejudicariam jogador e clube.

O grupo de estudos também se diz à disposição para atuar informalmente em busca da conciliação em todos os casos de litígio entre jogador e clube.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.