Topo

Perrone

Palmeiras teme manobra para antecipar eleição direta

Perrone

23/08/2012 12h43

Dirigentes e conselheiros do Palmeiras afirmam estar em curso manobra para atropelar o acordo pelas eleições diretas a partir de novembro de 2014.  Contam que uma ala do Conselho Deliberativo trabalha para que a primeira eleição presidencial com voto dos associados aconteça já em novembro de 2012.

A estratégia seria simples. Conquistar aliados sem muito barulho agora e tentar aprovar a antecipação no início de outubro, quando o Conselho se reúne para votar a proposta acordada.

Essa era a ideia inicial de parte dos integrantes do movimento pelas diretas. Porém, o ministro do Esporte entrou em cena e ajudou a costurar um acordo para que a próxima eleição, no início do ano que vem, seja com voto dos conselheiros. Aldo Rebelo defendeu a tese de que a mudança precisa ser feita com calma e muitos debates.

A diretoria afirma que haverá traição, caso ocorra uma tentativa de mudar o acordo. E que não daria tempo de fazer a eleição em novembro, pois a decisão do conselho precisa ser referendada pelos sócios. Os candidatos teriam poucos dias para apresentar suas ideias.

Além da discussão sobre a data das primeiras diretas, há uma corrente que defende o direito a voto para o sócio-torcedor. A ideia causa calafrios nos conselheiros mais tradicionais.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.