Topo

Perrone

Corinthians se reúne com ministro da Fazenda para tentar destravar empréstimo para obras de estádio

Perrone

04/10/2012 06h00

Na tentativa de desemperrar o empréstimo do BNDES, o presidente do Corinthians, Mário Gobbi, e o vice Luis Paulo Rosenberg se reuniram na última sexta com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e representantes da construtora Odebrecht também participaram da força-tarefa.

A diretoria alvinegra diz apenas que a reunião foi para finalizar questões burocráticas sobre o financiamento de R$ 400 milhões para a construção do estádio do clube.

O empréstimo será tomado pelo Banco do Brasil junto ao BNDES, que exige a intermediação de uma instituição bancária. Mas o BB precisa de garantias do Corinthians e da Odebrecht para efetivar o empréstimo. A dificuldade para que as três partes entrem em acordo nesse ponto criou o nó difícil de ser desatado.

Como o Banco do Brasil é uma sociedade de economia mista vinculada ao Ministério da Fazenda, nada melhor do que recorrer ao ministro para tentar solucionar o impasse.

Pelo menos até antes da reunião de sexta, a situação era considerada crítica pela Odebrecht, que já usou os recursos disponíveis para tocar a obra.  Há até o risco de os trabalhos pararem, se o empréstimo não for logo liberado. No Parque São Jorge, porém, ninguém acredita na paralisação.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.