Blog do Perrone

Guia para corintiano feito por consulado alerta que no Japão não há jeitinho brasileiro e barra batucada no metrô

Perrone

Reprodução do site do consulado em Tóquio

Conforme prometido, o consulado-geral do Brasil em Tóquio lançou o Guia do Torcedor para orientar corintianos que vão ao Mundial de Clubes.

Logo na introdução, chama atenção a informação de que no país não existe o “jeitinho brasileiro”, pois os japoneses não usam “artifícios para resolver problemas”. O manual também define os moradores locais como “avessos a mal-entendidos”.

Sobre o que é permitido fazer ou não no estádio, o consulado avisa que é proibido pular em cima das cadeiras, algo normal para muitos torcedores no Brasil.

Outra que vai ser difícil de a galera obedecer: “evite falar alto nos transportes públicos, batucar ou tocar qualquer instrumento. Você pode ser retirado do local”. O torcedor também é orientado a evitar caminhar comendo pelas ruas.

Reprodução do Guia do Torcedor feito pelo consulado

O bom material traz dicas detalhadas sobre transporte público e como chegar ao estádios. Ensina até como se fala cerveja em japonês: bíru. E alerta que não é função do consulado tirar das delegacias brasileiros detidos e nem pagar dívidas. O guia completo está no site:www.consbrasil.org.

Reprodução de guia com o que não se faz nos estádios

É assim que o guia descreve o Japão