Topo

Perrone

CBF é criticada por supostamente usar seleção para se aproximar do Corinthians e minar Andrés

Perrone

02/03/2013 14h00

Praticamente ao mesmo tempo, a CBF executou duas manobras que atingem diretamente Andrés Sanchez, opositor da atual gestão e possível rival na eleição do ano que vem. Mas a movimentação política em época de preparação para Copa das Confederações e Mundial já causa desconforto nos bastidores.

A confederação convidou Luís Paulo Rosenberg para integrar seu departamento de marketing, ameaçando a estabilidade política de Andrés no Corinthians. Rosenberg foi o principal dirigente corintiano abaixo de Sanchez. Se aceitar o cargo oferecido por José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, Rosenberg terá de receber ordens dos desafetos de seu amigo. Difícil não encarar como uma mudança de lado.

Rosenberg criticava a federação de Del Nero, que pode ser seu chefe

Além disso, a CBF conversa com a Federação Boliviana para jogar de graça contra a seleção de lá como forma de tentar confortar os bolivianos após a morte do torcedor Kevin Douglas Beltran.

A proposta soa como um agrado a Mário Gobbi, outro aliado histórico de Andrés e que está enrascado na Conmebol por causa da morte do fã do San Jose em jogo com o Corinthians.

A CBF não admite cunho político em suas ações, mas elas já geram críticas. O primeiro a disparar publicamente foi Marco Antônio Teixeira, ex-secretário-geral da confederação e tio de Ricardo Teixeira.

"Amistoso com a Bolívia, provavelmente com jogadores que atuam no Brasil terá qual valor técnico para o Felipão? Só vai atrapalhar os nossos clubes em favor da politicagem. Essa atitude contradiz o que Marin disse no programa "Bem Amigos" (Sportv). Ele falou que não deixaria a eleição de 2014 interferir na seleção. Mas está usando o time pra fazer politicagem", disse Marco Antônio, desafeto de Del Nero.

Para a Del Nero, provável candidato, é importante minar Andrés e ter o apoio do Corinthians na eleição.

A assessoria de imprensa da CBF não respondeu ao blog sobre a crítica de Marco Antônio.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.