Topo

Perrone

Gols de Leandro aumentam críticas no Palmeiras à forma como Barcos foi negociado

Perrone

08/04/2013 07h38

Os dois gols de Leandro no final de semana geraram uma situação curiosa no Palmeiras. A diretoria comemorou o sucesso do atacante como prova de que acertou na negociação para a transferência de Barcos. Ao mesmo tempo, conselheiros descontentes dizem que o bom futebol do atleta expõe uma falha da direção. Isso porque o jogador foi emprestado sem o estabelecimento de um valor que o alviverde considere viável hoje para ficar com ele em definitivo.

Normalmente, nos contratos de empréstimo é fixada uma quantia mais baixa do que a multa em caso de compra do jogador. Se quiser ficar com Leandro, o Palmeiras terá que pagar 5 milhões de euros pela rescisão, segundo o presidente Paulo Nobre. No entanto, ele afirma que o clube não pode pagar essa quantia.

Conselheiros da oposição e até eleitores de Paulo Nobre alegam que o gol marcado por Leandro pela seleção, contra a Bolívia, só ajudou ao Grêmio.  O atleta, que não teria espaço no time titular do tricolor gaúcho, saiu valorizado do amistoso. E que o Palmeiras só ficou com o ônus do desgaste do jogador, já que não estabeleceu no contrato um valor que possa pagar. No dia seguinte, ele jogou pelo Paulistão, mas não demonstrou cansaço e marcou na vitória por 2 a 1 sobre a Ponte.

A negociação de Barcos já gerava críticas de parte dos conselheiros. Para eles, o Palmeiras vendeu seu principal ídolo por um valor baixo.

A direção discorda, sustenta que corria o risco de perder o argentino na justiça por conta de pagamentos atrasado e crê que escolheu quatro gremistas de qualidade. Entre eles, Leandro.

"Fico surpreso. São os famosos zé manés do futebol [que disseram não haver multa fixada]. O Leandro tem passe fixado (não existe mais passe) assim como os outros jogadores do Grêmio. É um valor alto. Hoje, fora dos padrões do Palmeiras. (…) Até o final do ano, vamos encontrar uma solução. É jogador identificado com o clube. É um jogador que faz a diferença", disse Nobre à TV Gazeta neste sábado.

Na opinião deste blogueiro, se Leandro seguir nessa todada, será um bom negócio poder comprá-lo por 5 milhões de euros. Passará então seer prioridade da direção conseguir esse dinheiro.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.