Topo

Perrone

Fifa volta a ignorar Marin, o "Homem do Ano"

Perrone

03/05/2013 12h19

Marin tem sido ignorado pela Fifa

Comunicado distribuído pela Fifa nesta sexta reforça o desprezo da entidade em relação a José Maria Marin.

No material, o secretário-geral Jérôme Walcke fala dos preparativos para a Copa das Confederações, cita duas vezes Ronaldo e Bebeto, comenta a reabertura do Maracanã, os atrasos do estádio de Brasília e uma pesquisa com torcedores.

Tudo sem mencionar o nome do presidente do COL, José Maria Marin. Valcke afirma que fará uma vistoria na arena de Brasília ao lado dos ex-jogadores e do Ministro do Esporte, Aldo Rebello. Nada de Marin.

Nos bastidores, os opositores de Marin e de Marco Polo Del Nero, alegam que, além das lambanças de um e da sede de poder do outro, os dois não se aproximam dos colegas da Fifa por não falarem inglês ou francês.

A assessoria de imprensa de Marin e Del Nero disse não saber informar se eles falam língua estrangeira. E afirmou que o presidente do COL está agendando visitas aos estádios.

Enquanto a Fifa é um território hostil, a Federação Paulista é cada vez mais refúgio seguro para Marin. Lá, nesta quinta, ele recebeu o título de "Homem do Ano" de 2012, dado pela revista Companhia de Negócios. No discurso, dividiu a honraria com quem está a seu alcance: os presidentes de federações.

Atualização

Após o post publicado, a assessoria de imprensa da Fifa enviou e-mail ao blog contestando que a entidade tenha ignorado Marin. Alega que Valcke não citou o presidente do COL porque tratou de questões que não são da alçada dele. O blog mantém as informações.

Leia abaixo o e-mail enviado pela assessoria da Fifa.

Gostaríamos de ressaltar que o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, referia-se a trabalhos puramente técnicos ao mencionar a visita a Brasília juntamente com Bebeto, Ronaldo e o ministro do Esporte. O mesmo se passou nas últimas Copas do Mundo da FIFA, em que os presidentes dos Comitês Organizadores Locais, Franz Beckenbauer em 2006 e Irvin Khoza em 2010, não estavam diretamente envolvidos em tais atividades.

A mesma estrutura se mantem agora para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O trabalho do presidente José Maria Marin não engloba atividades operacionais, assim como o mesmo não se aplica ao presidente Blatter. Jérôme Valcke e suas contrapartes operacionais são diretamente encarregados do assunto.

Toda a equipe do COL está focada na entrega da Copa das Confederações da FIFA. Tanto a FIFA quanto o COL contam com o total envolvimento do presidente José Maria Marin nos preparativos do evento.

Portanto, gostaríamos de solicitar a alteração do título do artigo, já que a afirmação não procede.

Desde já agradecemos pela atenção.

Atenciosamente,

Departamento de Imprensa da FIFA

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.