Topo

Perrone

São Paulo tenta reduzir multa de 40 mil euros por não levar Lúcio para torneio

Perrone

15/08/2013 06h00

O contrato do São Paulo para disputar a Copa Audi previa uma multa de 40 mil euros caso Lúcio não aparecesse no torneio. Os organizadores exigiam a presença dele em pelo menos uma entrevista coletiva e num almoço oficial do evento.

Quando Paulo Autuori resolveu afastar o beque, a diretoria preferiu manter a decisão do treinador mesmo sabendo que perderia dinheiro. Não quis enfraquecer o novo comandante.

Pouco depois de o time brasileiro desembarcar na Alemanha, os organizadores cobraram a direção são-paulina pela ausência do zagueiro, que foi ídolo no Bayern.

Então, os tricolores explicaram que o jogador estava impossibilitado de atuar por questões disciplinares. Pediram sensibilidade dos contratantes em relação a um problema interno do São Paulo. Se Lúcio estivesse impedido de jogar por causa de uma lesão, não haveria multa. Mas os alemães não enxergaram semelhanças nas duas hipóteses a ponto de esquecer penalidade.

Mesmo assim, os dirigentes são-paulinos ouviram a promessa de que o caso será estudado. Confiam numa redução da multa.

O São Paulo já recebeu os R$ 5 milhões pela atuação na competição, mas agora prepara uma relação de gastos  que serão pagos pelos organizadores. A multa ou parte dela será descontada desse reembolso.

No Morumbi, o discurso é que será menos prejudicial perder 40 mil euros do que seria ter levado Lúcio, colocando em risco a "saúde do vestiário", expressão usada internamente pela comissão técnica.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.