Topo

Perrone

Autorização de presidente do São Paulo acelera corrida eleitoral durante crise

Perrone

06/09/2013 18h12

Juvenal Juvêncio indicou quatro pré-candidatos

Horas antes da derrota do São Paulo para o Criciúma, que agravou a crise enfrentada pelo clube. Juvenal Juvêncio oficializou a pré-candidatura de quatro aliados à presidência do clube, como mostrou o UOL Esporte na noite de quinta.

O cartola disse esperar que os indicados entrem em acordo e escolham um integrante do quarteto para disputar o pleito de abril contra Kalil Rocha Abdalla, ex-diretor jurídico. Porém, por enquanto, nenhum deles desistiu da candidatura.

Pelo contrário, agora Júlio Casares, vice de comunicação e marketing, Carlos Augusto de Barros e Silva, vice-presidente, Roberto Natel , vice social e de esportes amadores, trabalham abertamente para serem indicados. O ex-presidente Carlos Miguel Aidar, outro citado por Juvenal, afirmou que ainda não colocou sua campanha na rua. "Mas aceitei o que o Juvenal disse. Ele falou de nós quatro, então somos candidatos. Agora vou esperar em quem ele vai colocar a mão. Se for em mim, eu aceito", disse Aidar ao blog.

Barros e Silva, o Leco, foi mais incisivo: "sou candidato e vou lutar para isso", afirmou. O blog apurou que, após a reunião, ele teve uma conversa com Natel, reforçando a sua candidatura e pedindo o apoio do colega.

Porém, Natel também já está em campanha. "Eu estava quieto. Agora que o Juvenal se posicionou, comecei a trabalhar. Estou conversando com conselheiros, marcando reuniões. Acho que levo uma vantagem sobre os outros porque converso sempre com os conselheiros por causa da minha função no clube. Eles me conhecem. Não vou aparecer do nada", afirmou Natel.

"Estou à disposição da instituição. Tenho potencial e uma folha de serviços prestados. Mas lutarei intensamente pelo consenso. Vamos sair muito unidos e fortalecidos", declarou Casares, outro pré-candidato.

Não é isso que a oposição prevê. O grupo que apoia Kalil acredita que a corrida eleitoral vá derreter de vez a ala comandada por Juvenal.

Na prática, o que deve acontecer agora é uma corrida dos quatro por apoio dos conselheiros. No final vão medir forças e quem tiver mais apoio vai exigir ser o candidato da situação. Mas a tendência é que o presidente acabe decidindo quem seráo o candidato. "Se for preciso, se houver dúvida, acredito que o Juvenal vai indicar quem deve disputar a eleição. Não vamos nos dividir", declarou Natel.

O pleito acontece em abril. Primeiro os sócios votam em conselheiros. Depois, os membros do Conselho elegem o novo presidente.

Antes de Juvenal se pronunciar, os situacionistas reclamavam de a oposição antecipar a disputa eleitoral e tumultuar o clube.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.