Topo

Perrone

MP aciona Gaviões na Justiça por multa; valor é inferior à metade de punição do STJD ao Corinthians

Perrone

05/09/2013 13h33

O Ministério Público de São Paulo cumpriu a promessa e entrou na terça com uma ação de execução contra a Gaviões da Fiel para cobrar multa de R$ 30 mil. A punição foi pedida por conta do envolvimento de membros da torcida na briga contra vascaínos em Brasília.

Numa comparação entre os castigos dados pelo MP e o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) ao Corinthians por causa da mesma confusão, o clube vai pagar mais caro. O alvinegro foi multado em R$ 80 mil, além da perda de mando em quatro jogos, dois deles com venda de ingressos para visitantes.

Torcida e clube podem recorrer.

No caso da Gaviões, o promotor Roberto Senise entendeu que a torcida desrespeitou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Assinado em 2011, ele previa punição caso membros da organizada participassem de conflitos.

A cobrança da multa deve ser feita por uma ação de execução. É como se o executado não tivesse efetuado o pagamento de um título de cobrança. Além da Gaviões, aparece como executado Antonio Alan Souza Silva , ex-presidente da uniformizada. A torcida deve recorrer da cobrança, como já fez em multa aplicada anteriormente.

Diz o TAC: "A Torcida Organizada obriga-se a se abster de promover, incitar ou estimular, ainda que como mero partícipe, a violência, tanto no interior dos estádios de futebol como fora deles; e, inclusive, a se abster de promover, incitar ou estimular, ainda que como mero partícipe, de desinteligências consistentes em agressões físicas, depredações de bens móveis ou imóveis, ou troca de insultos com terceiros, pessoas físicas ou jurídicas".

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.