Topo

Perrone

Andrés foi à casa de Dualib três dias antes de visita polêmica a estádio

Perrone

17/09/2013 06h00

A reaproximação entre Andrés Sanchez e Alberto Dualib aconteceu antes de o ex-presidente que renunciou em 2007 visitar as obras do estádio do Corinthians e gerar polêmica. Dualib disse ao blog que recebeu Andrés em sua casa na última quinta, juntamente com André Luiz de Oliveira, ex-diretor corintiano.

"Eles vieram em casa porque estão fazendo um livro e trouxeram uma pessoa, Tadeu, para me entrevistar. Não dá para escrever um livro sobre a história do Corinthians e passar por cima da minha história. Vão pular os anos em que fui presidente?", disse Dualib ao blog.

Três dias após receber Andrés, o ex-presidente visitou a quase pronta arena corintiana. O passeio provocou críticas de conselheiros situacionistas e oposicionistas que não aceitam relações do clube com Dualib.

Após a renúncia, ele pediu desligamento do quadro de sócios em 2008, evitando um processo de expulsão, baseado em ação na Justiça por suposto uso de notas frias para desviar dinheiro do Corinthians.

"Estão dizendo que alguns não gostaram. O que sei é que no estádio fui recebido com honras de ex-presidente. Fiquei orgulhoso porque os dois (Andrés e André) são minhas crias. Tinha mais conselheiros lá, e todos me trataram bem, todos são minhas crias. Se tem gente que não gostou, é porque política é assim, existe muita intriga. Até com o Lula é assim, metade gosta, metade não gosta", declarou o ex-presidente.

Velhos tempos – "Fiquei 15 anos no Corinthians, Mustafá Contursi ficou quase isso no Palmeiras, Eurico também ficou muito tempo no Vasco, Ricardo Teixeira ficou 23 anos na CBF. Antigamente isso era normal, dirigente precisava ficar mais tempo", disse Dualib

Ele afirmou que antes de ser visitado por Andrés já falava com o ex-diretor da CBF por telefone. Também se desmanchou em elogios ao dirigente mais novo. "Quem está fazendo uma obra como esse estádio tem que ser respeitado. Para conseguir, é preciso ter prestígio, bom relacionamento. Até o Lula ajudou. E o Andrés fez um bem para todos os clubes na negociação com a TV. Teve coragem, enfrentou todo mundo e melhorou o contrato. O Corinthians, deve conseguir uma receita R$ 400 milhões em um ano. Eu não consegui essa quantia em dez anos", declarou o ex-dirigente.

Se a reconstituição da história corintiana estiver sendo bem feita, serão registrados momentos nada amistosos entre os dois. Depois de formar na diretoria de Dualib, Andrés foi um dos líderes do movimento que culminou com a renúncia de seu ex-chefe.

E, se o depoimento de Dualib for bem aproveitado, ficará o registro de como o Corinthians manteve a posse do terreno em que está sendo erguido o Itaquerão. "Eles queriam saber como evitei que o clube perdesse essa área. Contei a história. Não construímos o estádio em cinco anos, como previa a concessão. Então, o terreno seria devolvido. Evitei isso na época em que o Paulo Maluf era prefeito. Fiz um projeto, apresentei na prefeitura, tinha um barranco lá, fiz a terraplenagem, bem ou mal iria construir. Mas o projeto não foi aprovado, mesmo assim mantivemos o a posse da área", contou.

Impressionado com o que viu em Itaquera, Dualib disse que já está "sendo convidado para a abertura do estádio". Ele afirmou também ter sido chamado para visitar as obras  por Andrés e André, apesar de Sanchez negar ao UOL Esporte ter feito o convite. Afirmou que apenas recebeu o ex-dirigente por respeito. Andrés não fala com o blog, por isso não pôde ser ouvido sobre a ida à casa de Dualib.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.