Topo

Perrone

Evento de cunho político da CBF tem apoio da Globo

Perrone

03/11/2013 06h00

Presidentes das 27 federações estaduais e dos clubes da Série A receberam convites da CBF para participar de uma confraternização no próximo dia 25, em São Paulo.

No convite,  está escrito que o evento tem apoio da Globo. Esse fato pode causar uma situação constrangedora para emissora. Dirigentes convidados consideram o evento um ato político. Isso porque foram chamados todos membros do colégio eleitoral da entidade (federações e clubes da série A).

Existe a expectativa entre cartolas de federações de que dirigentes alinhados com Marco Polo Del Nero aproveitem a noite para discursar pedindo a candidatura do vice da CBF à presidência. Seria constrangedor para a Globo porque publicamente e nos bastidores seus executivos afirmam que não vão se meter na disputa. Não querem entrar na dividida entre Del Nero e a oposição, liderada por Andrés Sanchez, que tem bom relacionamento com a Globo.

O convite não fala sobre candidatura e eleição, marcada para o primeiro semestre do ano que vem. Nele, o presidente da CBF, José Maria Marin, afirma ter o prazer de convidar os dirigentes para "confraternização da família do futebol", o que pode gerar outro foco de desconforto.  Caso sejam chamados apenas os times da Série A, os outros seriam excluídos dessa família.

A assessoria de imprensa da CBF confirmou ao blog que só clubes da Série A foram convidados, além das federações. Afirmou que isso aconteceu porque a festa substitui, em parte, a cerimônia de encerramento do Brasileirão, apesar de o convite não dizer isso. Declarou ainda que é natural que a Globo apoie o evento por ser parceira da confederação. E completou dizendo que todos os eventos da entidade têm por natureza cunho político.

A festa que fecha o campeonato nacional não vai acontecer este ano porque na semana anterior haverá o sorteio dos grupos da Copa de 2014 na Bahia, o que atrapalharia a celebração, segundo a entidade.

A entrega dos prêmios aos melhores do Brasileiro será feita depois do final do campeonato no programa "Bem Amigos", do canal Sportv, das organizações Globo.

O blog telefonou para Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo Esporte para perguntar sobre o apoio a um evento de cunho político, mas ele não atendeu às ligações. Procurada na noite da última sexta, a assessoria da emissora não respondeu até a publicação deste post.

Veja reprodução do convite abaixo. O texto é dirigido aos presidentes. Nenhuma menção a jogadores, que estão em campanha para serem ouvidos. Eles não foram incluídos na família do futebol.

Reprodução

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.