Topo

Perrone

'Fiscais' assustam mais do que reparos no Itaquerão

Perrone

28/11/2013 06h00

Uma possível onda de fiscalizações e entraves burocráticos preocupam mais a direção corintiana do que os reparos necessários no estádio do clube. O temor é de que atuações do Ministério Público, diversos órgãos fiscalizadores e até de sindicalistas em defesa dos operários atrasem a retomada dos trabalhos.

O sentimento na diretoria é de que a repercussão provocada por tudo que envolve o estádio deve despertar o interesse de uma legião de autoridades e especialistas pelo acidente desta quarta. Já era comum entre os cartolas a queixa de que o estádio é "perseguido" por autoridades de fiscalização.

No entanto, a obra quase não preocupa. A análise inicial é de que o pouco trabalho que faltava ser feito no estádio pode acontecer sem empecilhos causados pelo desastre. A estrutura metálica da cobertura que despencou é montada fora da arena, sem prejudicar as intervenções internas. O máximo de incômodo previsto é a possibilidade de algum material precisar ser importado, o que demandaria mais tempo, porém, isso não assusta os corintianos.

Entre as autoridades paulistas responsáveis pela Copa, a avaliação também é de que o trabalho de reconstrução não provocará atrasos significativos e que a abertura da Copa do Mundo em Itaquera não está ameaçada.

Por sua vez, o COL (Comitê Organizador Local) espera informações mais detalhadas do estrago para ter uma previsão sobre o atraso. A entrega estava prevista para o final de dezembro. A expectativa de integrantes do órgão é de que leve pelo menos mais uma semana para que um novo cronograma possa ser feito.

O comitê não cogita a possibilidade de a obra não ficar pronta para a abertura do Mundial, no dia 12 de junho.

Já o contrato de cidade-sede disponível no portal da Copa da Prefeitura de São Paulo não fala o que acontece se o município deixar de entregar sua arena a tempo por conta de um acidente. Nenhuma punição é citada. Mas o documento diz que se algum jogo for cancelado por motivos de força maior ou outras razões que impactem na organização, a cidade sede não terá direito a indenização.

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.