Topo

Perrone

Corinthians abre porta da rua para atletas campeões de queixa em seu 'SAC'

Perrone

19/02/2014 06h00

A reformulação promovida pela diretoria no elenco do Corinthians acertou em cheio campeões de queixas na ouvidoria do clube, canal semelhante ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor ou ao Cliente) utilizado pelas empresas.

Conforme apurou o blog, dos quatro com mais reclamações dois já foram negociados e o terceiro ainda não saiu por que o clube não conseguiu fechar uma negociação. O quarteto que mais movimenta a ouvidoria é formado por Pato, agora no São Paulo, Paulo André, que se transferiu para a China, Sheik, colocado na lista de negociáveis, e Romarinho, o único que o clube não dá sinais de pretender negociar.

O cenário mostra afinidade entre o que pensam os torcedores que reclamam, dirigentes e treinador. Tanto que os alvos são praticamente os mesmos. Mas as constantes manifestações de insatisfação também dificultam a permanência dos atingidos.

Caso mais curioso é o de Paulo André. O zagueiro entrou para o ranking dos mais criticados depois que passou a liderar o movimento Bom Senso FC. A queixa mais comum entre os corintianos é de que seu rendimento caiu a partir de seu engajamento no movimento.

Ao mesmo tempo e de maneira reservada, dirigentes do clube manifestavam descontentamento com a postura de líder sindical. Cada estocada do Bom Senso FC na Federação Paulista ou na CBF constrangia cartolas que temiam retaliações.

A saída de Pato também mostra sintonia entre o que boa parte da diretoria pensa e as queixas da torcida. A crítica de que o atacante não tinha o perfil ideal para jogar no Corinthians, não entendia o que era o clube e não se entrosava com os colegas eram proferidas tanto por torcedores como cartolas.

Por sua vez, Sheik virou figurinha fácil no SAC corintiano desde que postou numa rede social foto em que dava selinho em amigo. As broncas da torcida aumentaram conforme seu rendimento despencava. Hoje, a diretoria está disposta até a pagar uma parte de seu salário, como fez com Pato e Douglas, agora no Vasco.

Já Romarinho segue sendo bem aproveitado por Mano Menezes, apesar de se manter nos últimos meses entre os mais criticados na ouvidoria. O autor do gol contra o Palmeiras no último domingo chegou a enfrentar protestos de membros de organizadas que o chamaram de baladeiro.

Procurado pelo blog, o ouvidor corintiano, Carlos Luque, não deu detalhes sobre as queixas dos clientes e nem confirmou os nomes de Pato, Sheik, Romarinho e Paulo André como os mais citados pelos torcedores. Alegou ser assunto interno.

O ouvidor disse, porém, que "no caso de um clube de futebol e, particularmente, como o Corinthians, evidentemente a predominância dos e-mails recebidos relaciona-se com esse mundo. Esse mundo envolve o futebol de maneira mais direta (jogadores, técnico, comissão técnica e o próprio comportamento da torcida), como também o seu entorno: aquisição de ingressos".

No e-mail enviado ao blog, Luque afirmou ainda que as críticas consideradas construtivas são repassadas para a diretoria. Além de queixas, a ouvidoria recebe diversos pedidos de contratações e até de alterações táticas.

O e-mail da ouvidoria corintiana é ouvidoria@sccorinthians.com.br.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.