Topo

Perrone

Oposição cogita ir à Justiça contra votação de cobertura do Morumbi dia 16

Perrone

10/04/2014 15h15

A oposição do São Paulo estuda entrar com uma ação na Justiça para evitar que, no mesmo dia, 16 de abril, sejam realizadas a eleição do novo presidente do clube e a votação do projeto da cobertura do Morumbi.

No entender dos opositores, para o estatuto ser respeitado, deveriam acontecer duas reuniões do Conselho Deliberativo, uma para cada tema. A situação, por sua vez, não vê irregularidade em juntar as pautas.

Votar a cobertura no mesmo dia da eleição, foi a solução encontrada por Juvenal Juvêncio para evitar que os opositores boicotem de novo a aprovação da cobertura. Eles já esvaziaram o encontro em que o projeto seria votado no ano passado, impedindo a presença mínima de 75% dos conselheiros exigida para que o tema seja colocado em votação.

Só que dessa vez, a oposição tem que comparecer para votar em Kalil Rocha Abdalla, seu candidato à presidência, que tem chances remotas de derrotar Carlos Miguel Aidar. Isso porque a situação já tinha a maioria no Conselho Deliberativo e no último sábado elegeu mais 49 membros contra 31 opositores.

Quando boicotou a aprovação da cobertura, a oposição afirmou que desconhecia os contratos referentes ao projeto. A diretoria alega que agora mostrou todos os documentos que foram pedidos. O grupo de Kalil responde, no entanto, que alguns ainda não foram mostrados.

Mas o argumento mais forte dos opositores passou a ser de que não há mais motivo para colocar o tema em votação, já que a Andrade Gutierrez, que seria parceira na obra, desistiu do projeto justamente por causa da disputa política. Já a diretoria declara que conversa com outros interessados.

Apesar da ameaça oposicionista de entrar na Justiça, pode haver uma decisão negociada. Intermediários das duas partes conversam sobre a possibilidade de um acordo, que envolveria cargos na futura administração. Oficialmente, as duas partes negam interesse em negociar postos na diretoria.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.