Topo

Perrone

Técnico do Santos é criticado por tirar Damião antes de pênaltis

Perrone

14/04/2014 14h18

No decorrer do Campeonato Paulista, Oswaldo de Oliveira foi alvo de queixas de conselheiros do Santos por manter Leandro Damião como titular. Mas,após a perda do título para o Ituano, houve uma inversão. O treinador é criticado justamente por ter tirado o atacante no segundo tempo, quando Gabriel entrou em seu lugar.

A reclamação é de que o técnico errou ao tirar um jogador experiente diante da iminência de uma disputa por pênaltis, que aconteceu e foi vencida pelo time do interior. "Ele acabou preservando o Damião e deixando os meninos na fogueira. Damião merecia ter saído no intervalo. Agora tirar aos 33 minutos do segundo tempo foi para proteger o Damião dos penais. Oswaldo de Oliveira é um Geninho repaginado", disse Celso Leite, conselheiro da oposição santista. O blog não conseguiu localizar Oliveira pelo telefone.

Mas não são só os opositores que criticam a substituição. Também há entre os conselheiros alinhados com a diretoria quem se queixe de Damião não ter ficado em campo para cobrar um dos pênaltis.

Apesar das críticas contra o treinador, não existe risco de ele perder o emprego agora. Internamente, dirigentes só demonstram uma ponta de insatisfação por ele ter se queixado publicamente de o time não fazer uma das partidas da decisão na Vila Belmiro. Os jogadores também reclamaram, mas os dirigentes sustentam que não poderiam ir contra o regulamento da competição, que dá à Federação Paulista o direito de definir os locais das finais.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.