Ex-ídolo, Jorge Henrique processa Corinthians
No último dia 7, Jorge Henrique entrou com ação na Justiça do Trabalho contra o Corinthians. Ex-ídolo do alvinegro e agora jogador do Internacional, ele alega que o clube paulista pagava metade de seu salário disfarçadamente como direitos de imagem. Assim, cobra quantias referentes a 13º salário, férias e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) relativas à parte que foi paga como imagem. Ele também tenta receber dinheiro correspondente a direito de arena (porcentagem das cotas de TV).
Os advogados do atleta calculam que o valor a que ele teria direito seja de cerca de R$ 1 milhão.
Mas o Corinthians entende que nada deve a Jorge Henrique. "Ficamos surpresos com essa ação. O Corinthians não usa direito de imagem como fraude trabalhista. Exploramos a imagem dos jogadores que recebem dessa forma", afirma Fernando Abraão, advogado do clube.
Porém, a tese do escritório Domingos Savio Zainaghi Advogados, que representa o meia, é de que ele não participou de nenhuma ação de porte que justificasse metade do pagamento pelo uso de sua imagem.
"Não precisamos usar a imagem dos jogadores em grandes eventos. Pode ser para divulgar produtos, a rede de lojas franqueadas, em cartazes. Nós usamos e temos provas", rebateu Abraão.
Em relação ao direito de arena, o caso é mais complexo. Até março de 2011 os clubes se valiam de acordo com entidades que representam os jogadores e repassavam a elas 5% de seus ganhos com as cotas de TV. Depois o dinheiro era dividido entre os atletas. Só que a lei estipulava em 20% essa fatia, o que deu muita briga na Justiça.
Em 2011, a legislação mudou e passou a determinar que os jogadores que atuarem nas partidas têm direito a dividir 5%. Acontece que os advogados de Jorge Henrique sustentam que a alteração na lei foi inconstitucional. Afirmam que ela promove "retrocesso social" e que tal situação e proibida pela constituição. Dessa forma, eles pedem os 15% de diferença nos valores repassados ao jogador, antes e depois da mudança. "O Corinthians também agiu dentro da lei no pagamento dos direitos de arena e não deve nada", disse o advogado do clube. Jorge Henrique saiu de maneira polêmica do Parque São Jorge em 2013, acusado de cometer atos de indisciplina, mas a questão não faz parte do processo. Já está marcada audiência para o dia 9 de setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.