Topo
Blog do Perrone

Blog do Perrone

Categorias

Histórico

Ex-zagueiro do Palmeiras é condenado em 2ª instância por injúria racial

Perrone

2012-05-20T15:13:50

12/05/2015 13h50

O zagueiro Danilo, da Udinese e ex-jogador do Palmeiras, foi condenado em segunda instância por injúria racial. À Justiça, ele admitiu ter chamado o beque Manoel de "macaco do caralho" numa partida contra o Atlético-PR em 2010, pela Copa do Brasil.

Em 2013, Danilo havia sido condenado em primeira instância a um ano de reclusão em regime inicial aberto e multa, mas a pena foi substituída pelo pagamento de 500 salários mínimos (R$ 394 mil) a uma entidade assistencial. Ele recorreu pedindo absolvição, que foi negada. Porém, o jogador conseguiu a redução da pena pecuniária para 100 salários mínimos (R$ 78.800), que agora devem ser pagos a Manoel. Cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça.

Ao se defender no processo, Danilo (na foto abaixo à direita em jogo da Udinese) disse que estava arrependido e que a injúria foi cometida num campo de futebol, após ter levado uma cabeçada de Manoel.

Em decisão tomada no último dia 30, a 8ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu o seguinte: "O fato da injúria ter ocorrido em campo de futebol não afasta o crime, posto que a legislação se aplica aos campos de futebol, não se podendo equipará-lo a local onde as leis do país não se aplicam".

Toby Melville/Reuters
Imagem: Toby Melville/Reuters

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.

Mais Blog do Perrone