Topo

Perrone

Federações contestam retirada de nome de prédio e afastamento de Marin

Perrone

29/05/2015 16h16

A decisão da CBF de afastar provisoriamente José Maria Marin da vice-presidência da entidade e de retirar seu nome do prédio da confederação é contestada por cartolas das federações estaduais.

Eles argumentam que presidente e vices só podem ser afastados pela assembleia-geral que os elegeu, com participação de federações e clubes, ainda que a decisão seja temporária. Também afirmam que as homenagens concedidas pela assembleia, caso do batismo do prédio, só podem ser retiradas por ela.

Logo depois que Marin foi banido preventivamente pela Fifa após ser preso na Suíça, a CBF anunciou que ele estava afastado do cargo até a conclusão das investigações. E no dia seguinte retirou o letreiro com seu nome do prédio.

Parte dos cartolas das federações estaduais entende que Del Nero se precipitou nas medidas contra o vice a fim de dar uma resposta à opinião pública e de tentar se desvincular de seu principal aliado político até então. Eles querem que uma assembleia seja marcada para votarem os dois temas, mas até agora não houve pedido formal para isso. Em entrevista coletiva nesta sexta, Del Nero disse que a mudança no nome do prédio passará pelo crivo da assembleia.

Apesar de pregar transparência, a CBF não disponibiliza o estatuto em seu site. A versão de 2006, porém, diz que "compete exclusivamente" e em "escrutínio secreto" destituir presidente e vices. O texto não detalha casos de afastamento temporário como o de Marin.

O mesmo documento diz que compete apenas à assembleia conceder títulos e outras homenagens, como a que foi feita ao ex-presidente com seu nome dado ao prédio.

"Nós só atendemos a uma determinação da Fifa. O estatuto de uma entidade nacional não pode fazer com que ela tome uma decisão que conflite com a entidade internacional que organiza o esporte. Não foi uma questão pessoal, não podíamos fazer outra coisa a não ser afastar Marin até o fim das investigações. E você acha que tinha condição, num momento crítico como este, de o nome dele continuar no prédio? Vocês perguntariam todos os dias sobre isso", disse ao blog Walter Feldman, secretário-geral da CBF.

Ainda segundo o dirigente, Del Nero vai marcar uma assembleia geral para explicar aos filiados a situação. "No momento oportuno, isso será feito. Mas até agora, o único que reclamou com a gente foi o Delfim (Peixoto, presidente da Federação Catarinense). Ele sugeriu o nome do prédio e deve estar chateado", completou Feldman.

 

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.