Topo

Perrone

Doyen vence primeira na Justiça contra Santos por dinheiro de Geuvânio

Perrone

29/01/2016 08h01

A Doyen Sports Investments obteve vitória em primeira instância contra o Santos na briga por 35% dos 11 milhões de euros pagos pelo Tianjin Quanjian, da China. Foi deferido pedido de liminar para que o dinheiro seja depositado em uma conta judicial até a Câmara de Arbitragem Brasil-Canadá, indicada no contrato entre as partes, julgar a divergência. Cabe recurso.

O Santos está em litígio com a empresa, pois alega que seu ex-presidente, Odilio Rodrigues, vendeu percentuais de jogadores às vésperas das eleições no clube, o que o estatuto santista proíbe. Assim, tenta recuperar esses percentuais.

Durante as negociações para vender Geuvânio, cartolas do alvinegro afirmavam que depositariam a parte da empresa em juízo, independentemente de a Doyen ir à Justiça.

Na ação, a Doyen alegou, e teve sua razão reconhecida, que o Santos descumpriu cláusula que o obrigava a informar a empresa sobre propostas pelo jogador e corria o risco de não receber sua parte.

A sentença afirma que "existe a possibilidade concreta de que o pagamento devido à Doyen não seja efetivado pelo Santos, conforme determina o contrato, em função da situação financeira do clube e também em função do comportamento negocial exibido em transferências anteriores".

Para proteger o clube de eventuais prejuízos causados pela liminar, a autora da ação ofereceu como caução 25% dos direitos econômicos do lateral da equipe Daniel Guedes.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.