Topo

Perrone

'Trio de ferro' faz lobby com vereadores contra cobrança da prefeitura

Perrone

07/02/2016 09h37

Os presidentes de Corinthians, Palmeiras e São Paulo estão em campanha para tentar reduzir uma cobrança milionária feita pela prefeitura paulistana relativa a ISS (Imposto Sobre Prestação de Serviços de Qualquer Natureza) entre 2010 e 2014.

Como parte do lobby, dirigentes do trio de ferro estiveram na Câmara Municipal na última sexta em busca de apoio dos vereadores. Antes, Mustafá Contursi, presidente do sindicato ao qual os três clubes são filiados, tratou do tema em uma visita que fez à vice-prefeita Nádia Campeão.

O principal argumento dos dirigentes é de que o município passou a cobrar impostos sobre serviços que não eram taxados. O valor total da cobrança, segundo cálculos de clubes, é superior a R$ 300 milhões. Com maior receita, o Corinthians é quem tem mais a pagar: aproximadamente R$ 200 milhões.

Os cartolas pleiteiam uma revisão que diminua o cálculo. Discordam da cobrança em relação a algumas operações, como contratos de patrocínio, venda de ingressos e cotas de TV. Afirmam que esses serviços não eram taxados e passaram a ser sem aviso prévio.

Por sua vez, a Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura declara que a cobrança é baseada em lei.

Além da movimentação política, os clubes contestam formalmente os valores cobrados como parte de sua defesa em processo administrativo aberto pela secretaria para cobrar os impostos.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.