Topo

Perrone

Derrota para Red Bull escancara que só trocar técnico não salva o Palmeiras

Perrone

24/03/2016 22h27

Eu já sabia. Grande parte da torcida palmeirense já sabia. Mas parece que o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, não sabia que só mudar o treinador não resolveria os principais problemas do time. Talvez, a vitória do Red Bull, por 2 a 1, no Pacaembu, tenha dado um choque de realidade no cartola.

O buraco não é tão raso. Falta ao Palmeiras trocar o imediatismo pelo planejamento, pela visão a longo prazo. A direção precisa estabelecer uma filosofia de trabalho dentro e fora de campo, manter um técnico por pelo menos um ano, contratar menos e com mais qualidade para parar de estar sempre com a sensação de que o trabalho está no começo, como ocorre agora com Cuca.

É preciso também que a diretoria entenda mais rapidamente o que acontece dentro de campo e no vestiário para não deixar os problemas se acumularem e, de repente, tomar uma atitude drástica, como foi a demissão de Marcelo Oliveira. Outro exemplo é a demora para perceber que o preparo físico do time não vai bem. Sem um relatório preciso da direção sobre o que acontece na equipe, Cuca vai demorar mais para detectar problemas e encontrar soluções. Terá que aprender com tropeços iguais ao da noite desta quinta.

Sem essas mudanças, a tendência é que Cuca se transforme em mais uma vítima da máquina de moer treinadores em que se transformou o Palmeiras.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.