Topo

Perrone

Justiça suspende temporariamente expulsão de ex-presidente do Santos

Perrone

09/05/2016 09h59

O ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues e mais nove ex-integrantes do Comitê de Gestão do clube conseguiram antecipação de tutela na Justiça que suspende a expulsão deles do quadro associativo santista até o julgamento da ação em que questionam a punição.

A decisão foi baseada no fato de que a Comissão de Inquérito e Sindicância do Conselho Deliberativo sugeriu a suspensão dos cartolas por um ano, mas que o órgão votou a expulsão, alegando irregularidades na gestão. Assim, no entendimento da Justiça, eles foram pegos de surpresa e não puderam se defender do pedido de exclusão.

"E como a votação dessa providência drástica foi feita de forma singela ("os que estão de acordo permaneçam como estão"), a primeira impressão que se extrai desse contexto é que houve surpresa iníqua em desfavor dos requerentes, que não tiveram a oportunidade de manifestação sobre a imposição de penalidade sequer prevista no parecer; tampouco foi demonstrada a proporcionalidade de tal pena. O fato é que agora a questão está posta em juízo e, de uma forma ou de outra, haverá de resultar em pronunciamento que defina se acertada, ou não, a maneira como processada a sindicância", diz trecho da sentença.

Se os dez não forem reintegrados, o Santos terá de pagar multa diária de R$ 5.000. O clube pode tentar derrubar a decisão.

Além de Odílio, a medida beneficia José Paulo Fernandes, Luiz Claudio de Aquino Barroso Pereira, Luiz Fernando Vendramini Fleury, Alexandre Jean Daoun, Francisco José Taddei Cembranelli, José de Menezes Berenguer Neto, Júlio César de Lima Peralta, Ronald Luiz Monteiro e Thiers Fleming Camara Júnior.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.