Topo

Perrone

Como é a reinvenção de Tite na seleção brasileira

Perrone

29/06/2016 06h00

Colaborou Dassler Marques, do UOL, em São Paulo

A REINVENÇÃO DE TITE

Como era

Análises

 Tinha observadores para assistir aos jogos dos adversários nos estádios.

Imprensa

No Corinthians, o treinador reservava a ele mesmo o direito de não comentar um determinado assunto nas coletivas de imprensa. E só dava entrevistas marcadas previamente.

Montagem do time

Levava tempo testando jogadores em funções nas quais avaliava que poderiam render mais.

Del Nero

Demonstrou publicamente ser a favor de mudanças no comando da Confederação Brasileira ao assinar manifesto que pedia a renúncia de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF.

Como é agora

Análises

Vai pessoalmente assistir aos jogos de adversários do Brasil, pelo menos no início do trabalho. Enquanto isso, sua equipe trabalha na CBF mapeando jogadores que podem ser convocados, além de também analisar rivais.

Imprensa

Em sua primeira entrevista coletiva respondeu a todas as perguntas e disse aos jornalistas que não ficassem constrangidos em repetir questionamentos que entendessem não terem sido respondidos com clareza. Deu entrevistas em estádio e na saída de aeroporto ao ser abordado em seus deslocamentos para observar jogos da Copa América.

Montagem do time

Vai conversar com técnicos de clubes e assistir a treinos para saber exatamente quais as características dos jogadores e como aproveitá-los melhor, sem precisar fazer testes durante os treinamentos na seleção brasileira. Em seu planejamento estão visitas a clubes do Brasil e do exterior.

Del Nero

Diz que foi contratado para ser técnico da seleção brasileira de futebol e que a melhor forma de contribuir é aplicar transparência, democratização e excelência em sua área de trabalho. Afirma que mantém a opinião de que essas características devem marcar todos setores, não só da CBF mas também da sociedade.

Objetivos das mudanças

Análises

Conhecer mais rapidamente adversários que não estava acostumado a enfrentar.

Imprensa

Criar uma relação amistosa e de confiança com os jornalistas.

Montagem do time

 Ganhar tempo. Dependendo do relato dos treinadores, ele já pode descartar eventuais experiências que faria com atletas na seleção.

Del Nero

Ao mesmo tempo, mantém a opinião de ser importante democratizar a entidade, mas evita conflito com o presidente da CBF.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.