Topo

Perrone

Faixas e instrumentos de organizadas serão liberados em SP

Perrone

24/07/2017 19h00

Com Danilo Lavieri e Guilherme Costa, do UOL, em São Paulo

Reunião nesta segunda, na sede secretaria de Segurança Pública de São Paulo definiu que haverá uma flexibilização em relação a proibições que afetam as torcidas organizadas. Itens como faixas, instrumentos musicais e bandeirões serão liberados nas arenas paulistas desde que as uniformizadas atendam às exigências que serão feitas.

Uma reunião entre torcedores, a Polícia Militar e Polícia Civil no próximo dia 1° vai sacramentar a liberação.

"Vamos elaborar um documento nesta semana, mas as exigências passam por não se envolver em violência na ida, no trajeto, e no estádio, não acender sinalizadores, não entrar em confronto com o poder público. Eles precisam mudar a filosofia de comportamento, e aí nos podemos apoiar a festa e flexibilizar ainda mais", afirmou o promotor Paulo Castilho.

Segundo ele, num primeiro momento, a medida funcionará como teste. "É um laboratório. A torcida que não se comportar, a gente não tem nenhuma dúvida de retroceder. A torcida que não cumprir, esquece", completou Castilho.

Cada uniformizada terá que indicar um responsável para chegar com antecedência e apresentar o material para fiscalização, algo semelhante ao que já acontecia antes do veto.

Participaram do encontro desta segunda representantes de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, e integrantes do Ministério Público, entre outras autoridades ligadas à segurança pública.

A volta desses itens aos estádios é uma antiga reivindicação das uniformizadas. As proibições ocorreram em razão de atos de violência.

Ao  justificar a decisão, Castilho declarou que as organizadas paulista têm dado demonstrações de bom comportamento. Vale lembrar que no último domingo membros da palmeirense Mancha Verde foram detidos sob acusação de se envolveram em confusão com torcedores do Sport em Recife. Em São Paulo, recentemente o Corinthians foi punido com a interdição temporária do setor destinado às organizadas em sua arena por causa do uso de sinalizadores.

FPF e dirigentes de clubes enxergam a liberação com bons olhos. A federação se apoia em pesquisa encomendada por ela que mostrou a aprovação de quase todos os torcedores ouvidos à festa feita pelas organizadas durante os jogos.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.