Topo

Perrone

O que esperar do novo presidente do Santos?

Perrone

10/12/2017 10h34

Um clube com fortes vínculos na capital paulista, o futebol comandado por diretor técnico que não seja ex-jogador e turbulência política. Essas são características que se pode esperar do Santos sob o comando de José Carlos Peres, eleito presidente no último sábado (9).

Em entrevista ao blog , durante a campanha, Peres afirmou que quer um acordo com a prefeitura paulistana para que seu time faça a metade dos jogos de cada temporada no Pacaembu. Além disso, ele planeja um escritório do departamento de marketing do clube na capital. "Fica mais fácil para as empresas conversarem com a gente em São Paulo do que terem que pegar estrada para ir ao litoral", afirmou o cartola na ocasião. Ele até já comandou uma "filial" santista na cidade enquanto Marcelo Teixeira era o mandatário.

O presidente eleito não tem interesse em construir um novo estádio, ao contrário de Modesto Roma Júnior, derrotado por ele no pleito.

Entre os seus planos para o futebol, Peres destaca investimentos em estrutura nas categorias de base. Quer a construção de um novo CT para os meninos da Vila.

O dirigente também fala em contratar um diretor técnico que cuide do time principal, da base e do futebol feminino. "Vamos tentar evitar ex-jogador no cargo. Não significa que não terão oportunidade. Terão, mas por competência (não pelo passado de ídolo)", diz Peres. Moesto, por exemplo, contratou o ex-lateral Léo para trabalhar na equipe.

Na política interna, a expectativa é de tempos difíceis. A divisão da oposição e o equilíbrio na contagem dos votos da eleição apontam um futuro de muita disputa. A tensão aumenta com a promessa de Peres de fazer uma devassa nas contas de seu antecessor. E, se ele mudar de ideia, passará enfrentar pressão dos que o elegeram.

Também é possível esperar uma dose de megalomania em futuros planos do novo presidente, de acordo com seu histórico. Um exemplo é a meta de atingir  5 mil escolinhas do Santos na China em dez anos com um projeto que ele afirma ter desenvolvido durante período em que trabalhou para a gestão de Modesto, antes de ser candidato.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.