Topo

Perrone

Citadini diz que não é culpado por imbróglio em eleição corintiana

Perrone

16/01/2018 08h27

Nesta segunda, a comissão eleitoral do Corinthians impugnou a candidatura do opositor Antonio Roque Citadini. A alegação é de que como membro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) ele não pode assumir cargos administrativos, entre eles a presidência de um clube. O oposicionista está pronto para recorrer na Justiça, o que pode fazer com que o alvinegro demore para saber quem é seu novo presidente.

Abaixo, leia entrevista com Citadini sobre a decisão que pode jogar o Corinthians num indesejável período de incerteza. A eleição está marcada para o próximo dia 3.

Blog do Perrone – Como avalia a decisão da comissão eleitoral de impugnar sua candidatura?

Antonio Roque Citadini –Vou questionar. Não tem veto do estatuto do clube a membro do TCE concorrer à presidência. Criaram uma situação confusa.

Blog – Você vai recorrer na Justiça ou ainda tentará reverter a situação no clube?

Citadini – Não vejo problema nenhum entrar em juízo. Acho um grave equí­voco da comissão. Ela extrapolou sua competência ao tratar de um assunto que não é dela. Esse tema é do TCE. Se alguém tem alguma reclamação, deveria ter feito lá, não no clube. Não sei se é possível recorrer no clube. Tenho dois advogados trabalhando nisso. Vamos ver.

Blog – Não teme ser considerado culpado por melar a eleição na Justiça e atrapalhar o andamento do clube com uma demora sobre quem é o presidente?

Citadini – É uma confusão grande, mas não foi criada por mim. Eles (membros da comissão) que provocaram essa situação porque extrapolaram a competência deles. Imagina como fica essa decisão se amanhã eu me aposentar e deixar o TCE. Fica uma decisão de louco.

Blog – Mesmo que consiga reverter a situação, acha que já foi feito um estrago na sua candidatura? Os eleitores podem deixar de votar em você por não saberem que a impugnação foi revertida ou escolherem outro candidato antes de a Justiça decidir?

Citadini – Existem dois aspectos. A decisão da comissão pode fazer esse estrago mesmo. Agora, se eu for à Justiça e ganhar, fica claro que foi uma decisão mais política do que legal. As pessoas podem se assustar num primeiro momento, mas apoiar e se mobilizar depois que você provar que estava certo.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.