Topo
Blog do Perrone

Blog do Perrone

Categorias

Histórico

Palmeiras defende afastamento preventivo de chefe dos árbitros na FPF

Perrone

16/04/2018 09h00

A diretoria do Palmeiras estranha o fato de Dionísio Roberto Domingos, diretor de arbitragem da Federação Paulista de Futebol, não ter sido afastado preventivamente de seu cargo enquanto o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) analisa acusação contra ele. O alviverde alega que o ex-juiz teve influência direta na anulação do pênalti a favor da equipe no segundo jogo da final do Paulista contra o Corinthians.

A tese palmeirense é de que o dirigente deveria ser afastado para se concentrar em sua defesa. Ao mesmo tempo, a federação daria uma demonstração de isenção, segundo essa linha de raciocínio.

O Palmeiras pede no TJD a impugnação da final alegando que houve interferência externa na decisão da arbitragem, configurando irregularidade. A acusação é sustentada por um vídeo em que o diretor de arbitragem aparece em volta do campo e aparentemente se comunica com um dos membros da equipe de arbitragem. Para a direção alviverde, neste momento, ele sugeriu a anulação da marcação.

A simples presença de Domingos no local já é apontada pelos palmeirenses como irregularidade.

Por sua vez, a FPF emitiu nota afirmando que como responsável pela avaliação da arbitragem o diretor estava legitimado para permanecer no entorno do gramado. A entidade também afirma que o vídeo exibido pelo clube não prova que houve interferência externa.

Domingos nega que tenha dado orientação para o pênalti ser anulado. Ele sustenta que se aproximou por estar preocupado com a confusão gerada pela pressão de jogadores sobre juiz e assistentes.

Além de defender que o diretor de arbitragem já estivesse afastado temporariamente, o Palmeiras cobra a federação uma "reavaliação criteriosa" de quem dirige o departamento de árbitros da entidade.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.

Blog do Perrone