Topo

Perrone

Opinião: desrespeito às russas é ingratidão com povo que adora Brasil

Perrone

21/06/2018 04h34

Além da covardia brutal, os casos de desrespeito de brasileiros a mulheres russas durante a Copa do Mundo são também demonstrações de ingratidão com quem mostra amar o Brasil.

Apesar da barreira da língua, de maneira geral, os russos demonstram carinho pelos brasileiros.

Eles são apaixonados pelo futebol verde e amarelo. Se não falam inglês, disparam nomes de jogadores brasileiros para estabelecer uma relação amistosa.

Boa parte deles, depois de gastar seu vocabulário futebolístico, mostra ainda que em russo a paixão pelas novelas brasileiras. A tradução dos nomes das obras para o russo torna impossível saber de quais eles falam.

Em menor escala aparece o gosto pela música brasileira. "Você é um brasileiro original? Adoro a música de vocês. Você sabe dançar do jeito que os brasileiros dançam?", ouviu este blogueiro de uma russa que acompanhava treino da seleção em Sochi com seu marido e filha.

Há também quem instintivamente diga "brazilian jiu-jitsu" ao saber que seu interlocutor é brasileiro. Em seguida, tome uma lista de mestres da famosa arte marcial.

Todo esse carinho demonstrado pelos russos com o Brasil ajuda a ressaltar a estupidez da minoria brasileira que agrediu russas moralmente.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.