Topo

Perrone

CT do time de Vampeta ganha 'praia artificial' e porcos 'palmeirenses'

Perrone

21/07/2018 08h35

Imitação de praia no CT do Audax Fotos: Ricardo Perrone/UOL

Primeiro passe pelo trenzinho na entrada. Caminhe até passar pelos vestiários e as arquibancadas. Vire à direita e dê de cara com uma praia artificial (sem mar) atrás do campo de futebol. Não pise na areia se estiver calçado para não levar bronca. Use a passarela com piso semelhante ao usado em Copacabana, no Rio. Vá reto até encontrar vacas, aves e porcos instalados numa área com a bandeira do Palmeiras.

A paisagem excêntrica descrita acima é obra do ricaço Mário Teixeira no local de treinamentos do Audax, rebaixado em 2018 para a Série A-3 do Campeonato Paulista e presidido pelo ex-volante Vampeta.

Segundo o empresário, o cenário exótico faz parte de um projeto para abrir as portas do centro de treinamento para escolas municipais. "As crianças vão pegar o trenzinho, conhecer a fazendinha, ver os animais, tomar um lanche com pão e todos produtos feitos aqui", conta o dono do Audax.

O local ainda vai receber mais animais, vindos de uma de suas propriedades ou comprados especialmente para ficar na área ao lado de um dos campos de treinamento da equipe. Ele espera receber os alunos municipais já no final das atuais férias escolares. Os trâmites oficiais estão sendo finalizados com a prefeitura de Osasco, que concede a temporariamente a área para o clube, fundado por outro magnata, Abílio Diniz.

"Os porcos ficam onde está a bandeira do Palmeiras. As galinhas onde fica a bandeira do Guarani. Os peixes com a do Santos. Mas o que eu queria não vai dar pra trazer, uns bambis, são muito grandes", conta seu Mário com um sorriso traquina no rosto. Apesar de ser o proprietário da equipe de Osasco, ele nunca escondeu sua torcida pela Ponte Preta, o que explica a associação do galinheiro com o Bugre adotando uma provocação feita pelos torcedores da Macaca ao rival.

Área para porcos no CT com bandeira do Palmeiras

Além da fazendinha, o pedaço de areia com coqueiros recentemente plantados, carrinho de água de coco, cadeiras de praia e passarelas que lembram as calçadas de Copacabana são xodós do empresário.

"Não pisem de sapato na areia, senão o seu Mário me mata. Ele fala que a areia é higienizada e pode passar bactérias", disse um funcionário do clube ao grupo de jornalistas que aguardava a chegada de Ederson, goleiro da seleção e do Manchester City ao local na última sexta (20).

"Areia é para pisar descalço e recarregar as energias. Não pode ter sujeira. Já que tem a passarela é para usar", diz o empresário. Ele afirma que a praia artificial foi construída para tornar o ambiente mais agradável para os jogadores que moram nos alojamentos do clube dentro do complexo. Uma nova ala está sendo construída.

Gado ao lado de campo de treinos do Audax

Mas seu Mário também tem planos de abrir sua "praia" para a população. "Estamos terminando um palco (na areia). Quando os jogadores não estiverem aqui, vamos fazer shows e colocar food truck", contou.

Deu pra visualizar o que o empresário falava mais tarde, depois de encerrada a pelada de Ederson com seus amigos. Uma enorme peça de costela assada por horas era servida aos convidados enquanto Vampeta se divertida numa tenda com uma roda de pagode. O ambiente descontraído lembrava mais uma praia do que um centro de treinamento.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.