Topo

Perrone

Opinião: defesa da seleção brasileira é protagonista na classificação

Perrone

02/07/2018 14h06

Neymar e Firmino serão obrigatoriamente lembrados sempre que a história de Brasil 2 x 0 México, nesta segunda, em Samara for contada. É justo. Ele fizeram os gols. Mas a classificação brasileira se deve muito ao desempenho de seus jogadores de defesa.

Miranda e Thiago Silva transformaram a a meta brasileira num alvo praticamente inatingível. Seu bloqueios ajudam a explicar porque Alisson é pouco testado nas partidas da Copa da Rússia. Quase sempre, quem tenta chutar de dentro da área do Brasil é bloqueado. Não foi diferente com os mexicanos. Fora da área a tarefa também não é fácil. O resultado é que Alisson só fez uma defesa contra o Mexico.

De maneira geral, todo o sistema defensivo brasileiro tem funcionado como uma engrenagem que quase não falha. Isso depois do erro que resultou no gol suíço no empate de estreia.

Com a meta protegida, é uma questão de tempo a qualidade de jogadores como Neymar é Coutinho se transformar em gol.

É assim que a seleção de Tite vais se fortalecendo na Rússia. Com uma defesa cirúrgica e que permite os momentos de glória dos atacantes.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.