Topo

Perrone

Dúvida no Santos: Renato consegue cobrar Cuca, seu chefe enquanto jogador?

Perrone

19/09/2018 04h00

Como executivo de futebol do Santos, o volante Renato vai conseguir cobrar Cuca, de quem recebe ordens na função de jogador? Conselheiros de diferentes correntes acreditam que não. Por isso, o acúmulo de funções do atleta é alvo de preocupações e, no caso dos mais incomodados, críticas.

Na avaliação sobre a dupla função do veterano entra o histórico de Cuca. Recentemente, ele criticou a direção do clube em entrevista coletiva e foi repreendido por Ricardo Gomes. O dirigente deixou a Vila Belmiro para trabalhar no Bordeaux, em espaço que agora será ocupado por Renato.

O treinador reclamava depois de o alvinegro escalar Carlos Sánchez, suspenso, na Copa Libertadores, o que culminou com a transformação do empate com o Independiente em vitória dos argentinos por 3 a 0 no primeiro duelo entre as equipes.

Na ocasião, Gomes disse ao técnico que considerou a declaração um erro. A dúvida de conselheiros é se, em caso semelhante, Renato faria o mesmo já que em campo é subordinado ao treinador. Além disso, Cuca foi incentivador da escolha do atleta para a nova função, sem deixar o elenco.

Pelo menos um membro do comitê de gestão do clube, que pediu para não ser identificado, considera "complicadíssimo" o meio-campista fazer cobranças em relação ao técnico.

"É óbvio que o Renato não vai poder cobrar o Cuca ainda sendo jogador. Vai existir um problema de cobrança em relação ao técnico, isso é fato", disse Nabil Khaznadar, um dos candidatos derrotados por Peres na última eleição presidencial.

"Profissionalmente, eu seria contra. Não gosto muito disso, mas dentro da situação (crise política) do Santos acho que foi uma boa escolha. Acredito que a intenção do presidente é que o Renato blinde os jogadores da turbulência fora de campo", completou Nabil. No momento ele está fora do Conselho Deliberativo. Como sócio, é contrário ao impeachment de José Carlos Peres.

Além de ser um líder entre os jogadores, o que facilitaria sua nova missão, Renato é visto por conselheiros como alguém que pode atrair para o presidente a simpatia de ex-atletas. Tradicionalmente, ex-jogadores santistas são influentes entre os sócios. Os associados decidirão se apoiam o impeachment de Peres no próximo dia 29.

Há ainda os conselheiros que enxergam uma questão financeira na escolha por Renato. Já que ele não é titular da equipe, a atuação como executivo do departamento de futebol amenizaria os gastos com seus salários. Isso porque o clube não precisará investir na contratação de um novo cartola remunerado.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.