Topo

Perrone

Recente ligação com agente pressiona Vilson, novo gerente do Corinthians

Perrone

04/01/2019 04h00

Uma ligação profissional de seu recentemente encerrado tempo de jogador pressiona Vilson, novo gerente de futebol do Corinthians ao lado de Emerson Sheik. Ele era agenciado pela Elenko Sports, empresa de Fernando Garcia, ex-conselheiro do clube e um dos mais influentes agentes no Parque São Jorge.

Pelo menos parte da oposição afirma que o gerente está envolto em um conflito de interesses. Isso porque ele naturalmente é próximo de seu ex-empresário. Assim, pode ter que negociar renovações de contratos de jogadores com quem cuidava de seus interesses como zagueiro até o fim de 2018. Pela mesma tese, há chance de ambos se reunirem para discutir futuras contratações e vendas de atletas. A assessoria de imprensa do Corinthians afirmou ao blog que, por enquanto, Vilson não irá se manifestar sobre o assunto. Porém, enviou a seguinte nota:

"Conforme dito na entrevista coletiva do diretor de futebol, Duilio Monteiro Alves, Vilson foi escolhido para a função de gerente devido às suas qualificações para gerir um grupo de atletas, estas mostradas enquanto atleta, ao ser agregador, companheiro e experiente no futebol. Vale ressaltar que o Sport Club Corinthians Paulista aposta há dez anos na colaboração de ex-atletas na gestão do futebol, como foram os casos de William Machado, Edu Gaspar, Alessandro Nunes e agora com Emerson Sheik. Inevitavelmente, como atletas, cada um teve seu representante, sem qualquer intransigência ou interferência em suas carreiras como dirigentes. As negociações e tratativas com representantes de atletas seguem a cargo da diretoria".

Ao ser indagado pelo blog sobre o fato de parte dos conselheiros criticar a escolha de Vilson por sua ligação com ele, Garcia disse que "não acha nada" sobre o assunto. Também afirmou que Vilson é seu ex-cliente e negou que tenha sugerido a Andrés Sanchez a efetivação do ex-beque no posto que era de Alessandro Nunes. Até a tarde desta quinta (3), Vilson aparecia no site da Elenko como atleta agenciado pela empresa. Lá aparecem outros corintianos, como Walter, Danilo Avelar e Thiaguinho.

Além de empresário, Fernando é irmão de Paulo Garcia, um dos candidatos derrotados por Sanchez na última eleição presidencial no alvinegro.

"Não tem na legislação nada específico quanto a isso, mas se não existe um conflito de interesse, no mínimo existe uma situação muito embaraçosa", afirmou Felipe Ezabella, um dos candidatos derrotados por Andrés na última eleição alvinegra. Ele sugere que em casos semelhantes seja cumprida uma quarentena pelo profissional escolhido.

Entre quem torce o nariz para Vilson como gerente, há o entendimento de que o clube deveria escolher alguém que já está no mercado e que não estava até recentemente ligado a um determinado empresário.  Na situação, o discurso é de que a oposição sempre vai reclamar de algo e que não existe conflito de interesses.

O ex-zagueiro deve ficar com a maioria das atribuições de Alessandro. Por sua vez, Sheik terá como uma de suas missões ser o elo entre direção e jogadores. O ex-atacante é conhecido no Parque São Jorge pelos seus laços de amizade com Sanchez.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.