Topo
Blog do Perrone

Blog do Perrone

Categorias

Histórico

Por VAR, FPF pede mudança de comportamento de jogadores

Perrone

2025-03-20T19:09:22

25/03/2019 09h22

Antes de colocar o VAR em operação, a Federação Paulista levou sua equipe de arbitragem para dar palestras aos jogadores envolvidos nas quartas de final do Estadual (só o Palmeiras recusou a atividade). Uma das principais preocupações foi pedir para que os atletas mudem de comportamento.

Para Roberto Perassi, vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, e que ministrou "aulas" para os jogadores, a tecnologia força os atletas a mudar antigas práticas.

"Explicamos que eles não devem parar pra reclamar. Antigamente, eles corriam pra mostrar pro juiz que um gol foi em impedimento, por exemplo. Não deixavam o jogo ser reiniciado. Não tem mais isso. A equipe do VAR vai paralisar a partida se houve irregularidade. Eles não precisam se preocupar com isso. Não ouviu o apito, deixa o jogo correr", disse Perassi.

Eles foram lembrados de que não devem pedir para o juiz acionar o árbitro assistente de vídeo, sob pena de levarem cartão amarelo.

Os jogadores e as comissões técnicas foram relembrados de quando o VAR pode entrar em ação: em casos de dúvidas em lances de gol, pênalti, expulsão e cartão dado para atleta errado

Outra recomendação é para que não façam bolo em volta do árbitro enquanto ele consulta o VAR. O entendimento é de que vários jogadores discutindo em volta dele podem tornar mais difícil para o juiz entender o que o responsável pelo VAR fala. Ele já tem que lidar com o barulho da torcida.

E a comunicação é algo que a federação entendia precisar melhorar antes do início das quartas de final. Há uma insistência com os envolvidos para que usem linguagem padrão, objetiva. A ideia é diminuir a chance de ruídos.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.

Mais Blog do Perrone