CBF investiga Cruzeiro, sujeito a ser punido com veto a registro de atletas
A diretoria de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF iniciou nesta segunda (27) uma investigação sobre denúncias de irregularidades que teriam sido cometidas pelo Cruzeiro, conforme apurou o blog. As acusações, com documentos, foram apresentadas pelo "Fantástico", da TV Globo, no último domingo.
O clube mineiro teria descumprido regras do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol da CBF, que segue orientações da Fifa.
Se forem comprovadas as irregularidades, o Cruzeiro pode, entre outras punições, ser proibido de registrar novos atletas por períodos determinados e receber um multa.
De acordo com o "Fantástico", a direção cruzeirense cedeu 20% dos direitos econômicos de dez jogadores para quitar um empréstimo de R$ 2 milhões feito junto ao empresário Cristiano Richard Machado dos Santos. Ao programa de televisão, o clube negou ter cometido irregularidades.
Os regulamentos de transferências da Fifa e das federações nacionais proíbem o repasse de direitos econômicos de jogadores para empresários ou para qualquer um que não seja clube.
Conforme as regras da CBF, caso o departamento de registro encontre indícios de irregularidades, deve ser dado um prazo mínimo de dez dias corridos para o Cruzeiro apresentar suas alegações.
Se a defesa não for suficiente para afastar as suspeitas, um relatório será encaminhado à CNRD (Câmara Nacional de Resoluções e Disputas da CBF), que abrirá um procedimento especial para investigar o caso, com novo direito de defesa.
O regulamento da CNRD prevê como possíveis sanções advertência, censura por escrito, multa, suspensão ou cancelamento do certificado de clube formador, desfiliação (improvável) e veto a registro de jogadores.
Há duas menções a esse tipo de punição. A primeira diz "proibição de registrar novos atletas por um período não inferior a seis meses nem superior a dois anos".
Na segunda está escrito que uma das sanções pode ser "proibição de registrar novos atletas por um ou dois períodos completos e, se for o caso, consecutivos de registro internacional".
Ou seja, nas duas hipóteses, se for punido, o Cruzeiro pode ser obrigado a ficar um período sem inscrever reforços.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.